DIRK GENTLY: overdose de suspense, comédia e ficção científica

13:46

Passeando por entre os adicionados recentemente da Netflix, me deparo com Dirk Gently's Holistic Detective Agency. O titulo me era conhecido, tanto que meu cérebro na hora atinou que se tratava de uma série de livros escrita por uma das principais figuras do cenário nerd: Douglas Adams. O notável homem escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxias e, também, a dupla de livros que inspirou a série da Netflix. Confesso que estes eu conhecia só de nome, e raras eram as vezes que eu sentia curiosidade a respeito deles. Entretanto, não há vergonha na minha fala quando assumo que me foi aflorado o desejo de lê-los logo após começado o primeiro episódio da série de televisão que,  mesmo sem muito alarde na divulgação, tem um potencial gigantesco de sucesso.
A série foca no detetive holístico Dirk Gently (Samuel Beckett), um rapaz excêntrico e nada convencional, que toca a vida investigando mistérios sobrenaturais, e em Todd (Elijah Wood), um moço meio fracassado que viu sua vida ir por água abaixo após uma série de eventos que o puseram envolvido em uma conspiração à respeito da morte de um milionário recluso e do desaparecimento de sua filha. Todd é recrutado por Dirk, e convocado, mesmo que relutantemente, para ser seu assistente nos diversos casos nos quais ele tem que trabalhar. 
A série me conquistou nos primeiros minutos. Misturando ficção científica, suspense e um humor ácido - característico de Douglas Adams -, a trama envolve vários personagens diferentes que estão todos interligados pelo mistério do milionário morto e da garota desaparecida. Entre eles, uma assassina psicótica - também holística -, um grupo de arruaceiros sedentos por uma estranha fonte de energia, dois policiais - que não são holísticos, portanto tem certa dificuldade de entender os acontecimentos -, Farah, a ex guarda costas fodona do milionário, e Amanda, a irmã de Todd, portadora de uma rara doença que a causa umas alucinações bem sinistras. E animais -  por pouco esqueci dos animais - que interpretam papeis importantíssimos, também.
Apesar da premissa - que pode soar como um infanto-juvenil - eu não classificaria Dirk Gently como uma serie muito leve, já que, não raro, vislumbramos personagens sendo esfaqueados ou partidos pela metade. O humor ácido, que ressalvo como característica de Douglas Adams, está presente em todos os episódios, e acabou resultando em personagens esquisitamente cativantes. Hora a série vai soar como um Sherlock Holmes, hora como Doctor Who - provavelmente por causa do humor britânico atribuído à Dirk - mas sempre haverá uma autenticidade desgraçada que te segura até o fim dos episódios e te deixa querendo saber mais - mesmo que um pouco confuso a respeito dos acontecidos. 


Criada por Max Landis e fruto de uma parceria entre a BBC America e a Netflix, Dirk Gently's Holistic Detective Agency já tem retorno marcado para outubro de 2017. Até lá, cá estarei eu, definhando de ansiedade. 
Quanto a vocês, leitores, espero que assistam à série, que é de uma excelência tremenda. 




You Might Also Like

4 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dirk Gently tbm foi uma série que me conquistou nos primeiros minutos, vicei tanto que assisti toda temporada em um fim de semana, depois me arrependi, pq agora vou ter que esperar um ano (ou mais) para a proxima.

    Abraços

    Resenha Jogador Nº1
    {Des}Construindo o Verbo

    P.S.: Desculpa os outros comentários removidos, o calor tá me deixando meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haahah! Calor: inimigo mortal do raciocínio. Tô sofrendo disso também :D
      Eu assisti muito rápido também, mas tô tranquilo porque tem tanta série boa chegando, que órfão eu não fico.
      Ah, Dirk Gently volta em 2017 mesmo, se eu não me engano.
      Abraço!

      Excluir



O Adoráveis Dias de Cão é um blog sobre livros, filmes, séries e afins. Criado por Leo, que há uns anos faz uso de altas doses de ficção e fantasia e entende que, não só de realidade viverá o homem.