Golem e o Gênio: Uma fábula eterna, de Helene Wecker
15:10
"Um passeio místico e profundamente original pelas calçadas de Nova York." - BOOKLIST
Golem e o Gênio é um livro que me chamou a atenção desde que foi anunciado. É uma fantasia escrita de maneira completamente inovadora e traz para nós tanta informação e tanta cultura, que eu me entreguei ao livro logo nas primeiras páginas.
SINOPSE: Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em Golem e o Gênio, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos.
CONFIRA O BOOKTRAILER (LINDÃO) LANÇADO PELA EDITORA DARKSIDE:
A historia é focada nos dois personagens que dão nome a esta obra prima: Uma Golem e um Gênio. A golem é uma criatura da cultura judaica e o gênio, da cultura islâmica. Estes dois seres são levados de formas completamente inusitadas e diferentes à Nova York, na virada do século XX e é em torno dos motivos que os levaram até lá que a trama é tecida.
Um Golem é uma criatura feita de barro, criada exclusivamente para servir a um mestre, sendo esta servidão o único objetivo da vida da mesma. E com Chava, a nossa Golem em questão, não foi diferente. Ela foi de certa forma encomendada por Rotfeld, um homem que estava prestes a viajar de Danzig (cidade até então localizada na Alemanha pré 2ª Guerra) para Nova York. Rotfeld se viu com mais de trinta anos e sem uma esposa e sabendo que não seria fácil se casar devido à sua famosa arrogância e futilidade, ele decidiu recorrer a Yehudah Schaalman, um ex rabino com uma fama não muito das boas devido ao seu envolvimento com as práticas perigosas e místicas da Cabala.
Rotfeld foi alertado sobre os perigos ter uma criatura daquelas como serva mas mesmo assim decidiu que era necessário e fez a sua encomenda. Deixou claras todas as características que desejaria em sua futura esposa de barro e pagou uma certa fortuna pelo serviço. E assim se fez a Golem.
No caminho para Nova York, Rotfeld morre logo após ter despertado a sua Golem/Esposa, deixando-a sozinha para se virar em um mundo totalmente novo para ela.
Já o Gênio, posteriormente chamado de Ahmaad, é liberto acidentalmente de uma garrafa de cobre na qual ele havia sido aprisionado há séculos por um beduíno que vivia no deserto da síria. Sendo um ser de fogo e atualmente preso em forma humana e incapaz de assumir a sua forma real, o Gênio se vê obrigado a viver com quem o libertou da garrafa: Arbeely, um latoeiro que vive na Pequena Síria, área mais pobre de Manhattan.
A historia segue com eles vivendo (ou tentando viver) suas novas vidas. Quando um dia seus caminhos se cruzam e se inicia assim uma amizade intensa mas ao mesmo tempo conflitante. Por que conflitante, Leo?
Tanto a Chava quanto Ahmaad tem sua natureza muito bem definida. A Golem nasceu para servir e para obedecer ao seu mestre, e agora que não tem nenhum, ela se vê tentada a atender os pedidos ou solucionar os problemas de todos a sua volta e luta contra isso durante cada segundo dos seus dias. Já o gênio, um ser que costumava vagar no deserto, senhor de si mesmo que fazia tudo o que lhe desse vontade, agora se vê aprisionado num corpo humano que não se compara de longe com as liberdades proporcionadas pela sua verdadeira forma. Ambos estão sendo obrigados a viver contra a sua natureza, mas suas visões do mundo e do que é uma vida ideal são bem diferentes. A amizade entre Chava e Ahmaad parece ser difícil de concretizar no começo, no entanto, conforme eles vão se conhecendo e passando tempo juntos parece uma coisa completamente natural, apesar das inúmeras diferenças que eles tem. Arrisco dizer que essa relação que eles desenvolvem se deve muito ao fato de que os dois se veem na mesma situação: Arrancados de sua natureza, obrigados a viver uma vida que na verdade não pertence a eles.
O livro é tão bem escrito, que o problema dos personagens passaram a ser meus, quero dizer, eu me vi na obrigação de ajudá-los (quase como se eu fosse um golem). É inevitável não se deixar cativar pelos personagens e não sentir a impotência que eles sentem diante desse choque cultural que estão vivendo.
E como não só com protagonistas se faz um livro, a obra traz personagens secundários importantíssimos para a trama e todos eles tem cada um a sua historia trabalhada de maneira bem detalhada, você cria um vinculo com cada um deles, sofrendo assim com as perdas e comemorando com as suas vitorias. Helene Wecker nos põe para encarar a Nova York da época e por pouco você não respira o mesmo ar que os personagens -risos.
Outra coisa que é muito bem trabalhada pela autora é o 'elemento vilão', personagem que tem uma longa historia e mesmo assim nós conhecemos praticamente todas as fases desta. O modo como linhas vão conectando uma coisa a outra é tão incrível que você praticamente pode ver um desenho dessas linhas se fazendo e desfazendo na sua frente. Em Golem e o Gênio está tudo interligado.
O livro é denso e ao mesmo tempo leve, você conhece tantos pontos de vista diferentes e é imerso na historia de uma forma tão boa e completa que é difícil largá-lo.
Golem e o Gênio é perfeito de tantas formas que é impossível não se apaixonar.
"Todos nós somos seres mágicos" - Darkside Books, outono de 2015
Ah, eu fiz um videozinho mostrando detalhadamente o trabalho impecável que a Darkside Books fez com o projeto gráfico desse livro. Espero que gostem, e até a próxima!
10 comentários
Olá!!!
ResponderExcluirJá tinha visto o livro no período do lançamento que não me chamou tanta atenção. Lendo sua resenha e vendo folhear o livro fique encantada, parece ser um trabalho incrível e envolvente. Parabéns a Darkside Books. Já coloquei na minha lista de quero ler.
Abraços.
Oi Carla! Pode comprar e ler sem dó, haha! É realmente uma obra incrível e o trabalho da Darkside não deixou nem um pouco a desejar. Abraços! Volte sempre (:
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirA DarkSide sempre impecável nas suas edições, um trabalho tão primoroso e cuidadoso que dá vontade de ler todos os livros só por esse carinho que eles tem com os leitores, enfim, chega de momento tiete de editora. Falando sobre o livro, acho que tem uma proposta bem interessante e sua resenha ficou maravilhosa, estou com vontade de lê-lo "pra ontem" como se diz, hahaha, de verdade, parabéns.
Leitora nova por aqui, estou adorando o conteúdo do blog!
Beijos.
Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com/ :)
Não tem como não tietar a Darkside não é!? Eles são espetaculares mesmo (:
ResponderExcluirVocê não faz ideia de como seu comentário me deixou feliz. É muito bom saber que tem gente gostando e logo na primeira resenha!
Visitei o seu blog e achei muito legal. Você também ganhou um novo leitor, haha :D
Parabéns pelo blog e espero que volte sempre por aqui, em breve eu trago postagens novas! Beijos
Oi, já tinha visto esse livro antes e confesso que sou louca por ele, mas agora que li sua resenha sinto uma necessidade maior ainda de ler. Não conhecia o seu blog, mas adorei!
ResponderExcluirMuito obrigado! Fico feliz que tenha gostado do blog :) É um grande incentivo pra eu continuar a postar. Leia o livro sim, é espetacular!
ResponderExcluirEssa editora arrasa muito! Gostei da resenha e ameiii o vídeo, sério! Sou louca por esse livro, mas ainda não li e confesso que estava com pé atras, pois ele foi muito comentado então acabei criando um medo de criar expectativas altas, mas esse ano vou ler sem a menor dúvidas. Beijos
ResponderExcluirhttp://luxuosoestilo.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluir''BOOKTRAILER (LINDÃO)'' MESMO <3
Confesso que esse é um dos poucos livros da Caveirinha que não me chamaram a atenção, mas fiquei intrigada com essa resenha. Pelo visto esse livro é uma viagem e faz com que o leitor mergulhe fundo em cada página. É muito bom quando um livro nos prende de tal forma que faz com que o problema dos personagens passem a ser nossos, como você se referiu acima.
Eu acho incrível como o trabalho da DarkSide é sempre muito bem feito. Não tem como não amar, essa editora é maravilhosa ♥
Beijos!
Obrigado pelos elogios <3
ResponderExcluirVou te dar uma dica: leia com a maior das expectativas e ainda assim esse livro vai superá-las :D
Beijão, volte sempre!
No começo eu não tinha me atentado tanto a ele também não, imaginei que seria aquela coisa normal que nós vemos aos montes, mas superou cada uma das minhas expectativas. Mesmo enquanto eu dava uma pausa na leitura, eu tava com a cabeça pensando na historia.
ResponderExcluirE sobre a Darkside: arrasa corações <3 haha Beijos e volte sempre, Vick!