A Trilogia dos Espinhos, de Mark Lawrence
18:29"Guerra, meus amigos, é uma coisa bela. Aqueles que dizem o contrário não sabem o que estão perdendo." - Jorg Ancrath
E com essa frase, dita por ninguém menos que o protagonista dessa Trilogia, que eu abro essa (quase) resenha.
A Trilogia dos Espinhos gira em torno do Principe Jorg Ancrath, um menino extremamente amargurado e de mal com a vida, mas que tem lá os seus motivos.
Ainda criança, Jorg viu sua mãe (e até então rainha) e seu irmão mais novo serem brutalmente assassinados. Ele foi jogado em um grande arbusto de roseira-brava e sem conseguir se soltar, teve o desprazer de assistir as crueldades cometidas pelos homens que estupraram sua mãe e mataram a sangue frio, ela e seu irmão mais novo.
Jorg permanece preso na roseira por um bom tempo até que é encontrado, já fraco e gravemente ferido, pelos soldados de seu pai. Após sua longa recuperação, ele é tomado pelo desejo de vingar a morte de sua mãe e irmão. Com apenas dez anos de idade e certa influência devida a seu título, ele forma uma irmandade de mercenários e parte em busca de seus objetivos.
"As estradas do Império Destruído. Um cenário abandonado há milenios pelos enigmáticos Construtores. É nessa nova era medieval que o Principe Honório Jorg Ancrath se vê obrigado a amadurecer para saciar seu desejo de vingança e poder"
Confesso que já faz um tempo que finalizei essa conhecida série de livros, escrita por Mark Lawrence e lançada aqui no Brasil pela Darkside Books.
O primeiro livro eu inclusive resenhei na primeira versão do Adoráveis Dias de Cão, vocês podem conferir a resenha clicando aqui (Lembrando que foi a primeira resenha que eu fiz na vida, relevem qualquer erro :x)
O primeiro volume eu li em outubro de 2013, e os volumes seguintes eu fui lendo conforme foram sendo lançados. Acontece que eu me entusiasmei e eis aqui os motivos: A escrita de Mark Lawrence é leve (não sei se leve é o termo certo), mas apesar de todo aquele sadismo e todo aquele banho de sangue que eu levava na fuça enquanto lia, foi uma leitura fácil e rápida. Mark Lawrence geralmente faz uso de um vocabulário bem cru nos livros, e creio que isso tenha facilitado também.
Nós acompanhamos a evolução de Jorg da melhor forma possível: dentro da mente dele! O livro é em primeira pessoa, o que contribui para criar aquela proximidade com o personagem. Você tem a chance de entender os motivos de Jorg ser um babaca na maior parte do tempo (não necessariamente tem que achar os motivos sempre válidos), mas ainda assim, a gente tem aquela sensação de estar próximo do personagem, mesmo que estar próximo de Jorg não seja lá grandes coisas (O menino é agourento, falo sério). O livro tem sua dose de humor: Os personagens são quase todos sofridos, apanharam muito da vida e já fugiram muitas vezes da morte, e eu acredito que essa amargura que eles carregam os faz não dar muita importância para situações meio tensas e isso, muitas das vezes, resulta em uma ou outra piadinha de mal gosto.
Pra completar, ♥ TEM MAPA ♥
Devido a todo esse entusiasmo com a trilogia, cada vez que era lançado o próximo volume, eu relia o(s) anterior(es) e mesmo assim a leitura não foi maçante. Foi muito bom ter acompanhado o crescimento de Jorg, a sua ascensão sempre baseada nos espinhos e na sua carga de rancor.
“É como um acidente de trem, você não consegue desviar os olhos do livro.” - Terry Brooks
Não é novidade para ninguém que o nosso caro protagonista alcança seus objetivos (vide o nome dos livros), mas o fato de nós sabermos que no final das contas ele se torna imperador não acaba nem um pouco com aquela expectativa e aquela tensão que nos é proporcionada. Enquanto eu lia a historia, eu estava mais interessado nas mudanças que ocorreram na personalidade de Jorg que no título que ele e carregava ou viria a carregar (Não que isso não seja importante... A trama cresce em torno disso, mas são as mudanças que Jorg Ancrath sofre, que moldam e definem como tudo cresce.).
Pra concluir, todos os três livros são incríveis e essa é apenas a serie que lançou Mark Lawrence no mercado literário. A Darkside Books já lançou o livro A Guerra da Rainha Vermelha, primeiro livro de uma nova trilogia também do Mark Lawrence chamada Prince Of Fools, e eu mal posso esperar pra ler. (Pelo que eu entendi, essa nova trilogia divide cenário com a Trilogia dos Espinhos, o que me deixou mais ansioso ainda)
( O trabalho grafico da Darkside é sempre muito caprichado e eu já fiquei sabendo que não foi diferente com esse livro novo)
Espero que tenham gostado :D
1 comentários
[…] Vocês podem conferir a história mais a fundo, e o porquê de ela ser tão incrível clicando aqui. Mesmo assim, eu não poderia deixar de citar A Trilogia dos Espinhos nesta lista, então aqui […]
ResponderExcluir