Batman: Arkham Knight, de Marv Wolfman
16:27
Batman: Arkham Knight é a novelização do jogo de mesmo nome, escrita por Marv Wolfman e traduzida por Alexandre Callari, foi lançada no Brasil pela editora DarkSide Books no começo de 2016.
Aproveitem!
"Batman pode ter nascido por causa da arma de um assassino, mas, mesmo antes disso, o medo já tinha mudado os rumos da vida de Bruce"
Quase um ano depois da morte do Coringa, é de se imaginar que a paz finalmente pairaria sobre Gotham City, mas, pacífica e equilibrada a cidade não seria palco de tamanhas insanidades que nós gostamos tanto de acompanhar.
Sim, o Coringa está morto, mas o efeito de sua morte é o contrário do que se espera. Aparentemente calma, Gotham ainda é berço de inúmeros criminosos e muitos deles, acreditam que o Coringa deixou um espaço em branco que deve ser preenchido o quanto antes. A frente desta trupe está o Espantalho, que ameaça a cidade com uma toxina capaz de ampliar o medo das pessoas, as levando a loucura. Após uma pequena demonstração do poder de sua invenção, o criminoso consegue fazer com que grande parcela da população fuja de Gotham, e as que ficaram a mercê de sua toxina entrem em um estado de delírio e comecem a atacar umas as outras, trazendo o caos de volta à Gotham.
""O que você vê?", inquiriu ele. "Uma cidade engolfada pelo medo? Sua vida traída por aqueles que mais ama? Seus segredos mais sinistros revelados? O que você vê?""
Conforme a historia vai se desenvolvendo, nós vamos nos deparando com algumas figuras já conhecidas mesmo para quem não acompanha o universo dos super-heróis.
Dentre essas personagens que são reapresentados a nós leitores, temos um grande leque de vilões - O que eu já esperava, já que estamos falando de Gotham City. Alerquina, Hera-Venenosa, Pinguim, Duas-Caras e o tão temido Arkham Knight são alguns nomes, e não seria errado categorizar o Coringa como um personagem participativo nesse livro, apesar de sua morte.
♣
"Sou o Palhaço do Crime,
E nos divertimos como um time.
Você é parte de mim, sou parte de você,
E agora não há mais nada que pode fazer.
Mal posso esperar até você perder a razão.
Quem vai estar rindo então?"
Acontece que o palhaço não morreu antes de deixar uma herança dos diabos para a terra. Algumas pessoas tiveram o sangue do Coringa injetado em suas veias, e dessas vítimas, apenas uma não apresenta sintomas de loucura, o que fez com que Bruce Wayne decidisse começar uma pesquisa para descobrir qual fator seria esse que impede esta vítima de se tornar um Coringa em potencial.
"Seus pais tentaram alcançar uma perfeição inalcançável. O filho apenas esperava ser capaz de ajudar a manter a inocência viva."
No meio de toda essa desordem Batman, que mal teve tempo para respirar após a morte de Coringa, se vê dentro de um cenário mais que desafiador. É muito interessante o fato de nesse livro nós sermos apresentados a um lado mais humano e fragilizado do Batman. Em vários momentos são perceptíveis certos momentos de fraqueza do protagonista, além de algumas crises existenciais que na minha opinião geraram diálogos maravilhosos que contribuíram para que eu desse uma quebrada no gelo que era a minha relação com O Cavaleiro das Trevas.
O livro é repleto de reviravoltas geniais -Não sei se todas elas são presentes no jogo-, mas elas acontecem no livro de uma maneira muito bem orquestrada, tudo se encaixa na hora certa e nenhum elemento apresentado fica esquecido. Além dos personagens já conhecidos por auxiliar o Batman na luta contra o crime, como Lucius Fox, Robin, Alfred e O Oráculo, novas e inusitadas alianças são formadas, mesmo que não passassem de interesses em comum.
Marv Wolfman escreve com maestria. Apesar da carga de problemas e da profundidade com a qual o nosso personagem principal é abordado, a leitura flui muito tranquilamente. Algumas partes soam meio caricatas para um livro como esse, o que me causou certo estranhamento, mas a ideia não é ruim, principalmente nas cenas envolvendo o Coringa. Posso falar que é um livro fluido, em momento algum o autor permanece em uma cena por mais tempo do que é confortável para o leitor. A história é excelente, a ideia de apresentar o Batman por um plano diferente me fez refletir um pouco mais sobre ele como ser humano, conhecer suas fraquezas e seus medos e o importante papel do justiceiro para a cidade de Gotham.
Posso falar que estou no aguardo de mais novelizações como essa. A ideia que antes nunca me chamou tanta atenção, agora não poderia ser mais atraente.
Adicione o livro no Skoob/ Mais informações no site da 💀
0 comentários