O MUNDO EXPLICADO POR T.S. SPIVET, de Reif Larsen
20:31Os leitores vão adorar este livro, como eu adorei. Fiquei espantado com o talento de Reif Larsen e tocado com a sua generosidade. Eis aqui um livro que consegue o impossível: combinar Mark Twain, Thomas Pynchon e Pequena Miss Sunshine. Um bom romance distrai; os grandes romances são como um presente para os leitores que têm a sorte de encontra-los. Este livro é um Tesouro."
- STEPHEN KING
Dos poucos livros que li esse ano, tive a sorte de ter me deparado -mesmo que acidentalmente- com essa maravilha da qual vos falo, caros leitores. O Mundo Explicado por T.S. Spivet é um livro espetacular. Acompanhem a resenha e entendam o porquê.
SINOPSE:
O Mundo Explicado por T. S. Spivet, narra a viagem de um menino de doze anos, que foge de casa e se esconde em um trem rumo ao outro lado do país onde mora. Ele registra suas aventuras, que vão desde lugares históricos até uma simples lanchonete, tudo narrado pelos olhos de uma criança que vê pela primeira vez o mundo e suas maravilhas. No meio do caminho um segredo de família o desperta para a importância daqueles que ficaram para trás.
Nesta história somos apresentados a Tecumseh Sparrow Spivet, ou apenas T.S. Spivet, um menino prodígio. Com 12 anos já tem seus trabalhos de cartografía espalhados por várias revistas de ciência, além de trabalhos expostos em museus por todo o país.
T.S. vive para fazer seus diagramas e mapas, registrando padrões em tudo o que vê, desde os intervalos entre os goles dados por seu pai em um copo de uísque, às diferentes maneiras que sua irmã Gracie tem para tirar a palha do milho.
"Meu pai bebe uísque com um sensacional grau de regularidade"
Enquanto vive no rancho de sua família, T.S. se sente um pouco deslocado. Não tem lá muitos amigos e não se identifica muito com a sua família, que não dá muita atenção a ele ou aos seus projetos.
No entanto, certa tarde ele recebe um telefonema da Instituição Smithsonian, e descobre que ganhou o famoso premio Baird de ciência. Para receber o tal prêmio, T.S. Spivet precisa viajar para Washington. Com medo de seus pais não o deixarem fazer a longa viagem ou tentarem impedir que ele receba o prêmio, T.S sai sozinho na calada da noite em direção a linha de trem cargueiro que passa ao lado de seu rancho.
Decidido a chegar até Washington, o jovem cartógrafo pula para dentro do primeiro trem que vê, levando apenas sua mala cheia de apetrechos devidamente separados para garantir que durante a viagem ele possa seguir com os seus registros.
Durante a viagem, eu fui conhecendo T.S. Spivet desde as origens de sua família até segredos dos quais nem o próprio sabia. A visão de mundo do garoto e o modo como ele lida com certas dificuldades encontradas no caminho são impressionantes. Apesar da sua grande inteligência, T.S. ainda mantém suas características de criança e é ciente de suas limitações como tal. Divaga sobre o seu metabolismo acelerado que pede comida a cada duas horas, tem conversas decisivas com um trailer e explica o seu vicio em fast-foods e porquê os lanches do Mc Donalds são tão atratívos para ele, como criança que é.
A jornada é longa e por várias vezes o pequeno gênio tem empecilhos. Seus problemas ao longo da viagem incluem guardas da linha de trem e um fanático religioso que tenta dar cabo na vida do pobre menino. Aquilo que poderia ser uma viagem de fuga como qualquer outra, é repaginado pelos olhos e pela mente brilhante de T.S. Spivet.
Mais que um livro sobre a viagem de um menino de 12 anos que decide praticamente atravessar os Estados Unidos, O Mundo Explicado por T.S. Spivet é um livro que põe em pauta as nossas origens e nos faz refletir sobre o quanto de nós mesmos a gente conhece.
T.S. mostra, de certa forma, que é importante sairmos de nossos lares ou ao menos procurar ver as coisas de um outro ângulo, para entendermos como nós realmente somos e como o mundo realmente é.
"Intelectualmente desafiador"
- BOOKLIST
Algumas notas no final dessa postagem são válidas:
O livro que eu tenho, eu consegui em um sebo e até então não sabia da existência de outras edições, mas originalmente no Brasil, o livro foi publicado em uma edição com uma capa bonitona que eu vou colocar aqui:
Foi feita uma adaptação para o cinema (isso explica a capa do meu exemplar), cujo diretor é o mesmo responsável pelo filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e traz grandes nomes no elenco, como Helena Bonham Carter. A internet não poupou elogios para o filme, e eu já to me programando pra assistí-lo o quanto antes possível :D
Espero que tenham gostado da resenha (Apesar de ter sido escrita meio que as pressas), e até a próxima postagem!
1 comentários
Gostei da resenha,o livro parece fantástico e cheio de descobertas incríveis ! Talvez eu leia :)
ResponderExcluir